terça-feira, 14 de julho de 2009

Skoda Octavia SCX Pro!?

Ora bem, no título pus Pro, mas não é isso bem que o meu Skoda tem. Este fim-de-semana fui a lisboa com a ideia de ir compra o Kit de eixos SCX Pro e o motor 4x4 Pro. Parei na Toys R Us do Colombo, comprei umas patilhas Pro para o Janeca que faz anos amanhã (dia 15 de Julho), um Lamborghini Gallardo e um BMW Série 3 1:32 para decoração. Depois fui ao sítio de peças, havia "milhões" de motores Pro, só que, eram para o Audi R8 e o Citroen Xsara, ambos Pro. E tanto de falar em Pro, levei o kit de eixos... Depois ainda fui ver do motor á Poly no Dolce Vita, mas também me deparei com o mesmo caso que no colombo.
Quando cheguei a casa, apercebi-me que os eixos não eram calibrados já com a cremalheira posta, mas sim, eixos mais largos (para enroscar a jante de alumínio). Tudo muito engenhoso, e eu gostei imenso. O problema é que, aquilo trás: Uma chave para apertar as porcas, que são duas, dois rolamentos, duas jantes, dois pneus, um eixo com cremalheira de 24 dentes (azul), de 25 (cinzenta), e de 27 (vermelha). Então a verde que é de 26 dentes, onde está??? :S Outro problema é que como estes eixo são só para jantes de alumínio, se quisermos pôr mais um eixo á frente é preciso comprar mais duas porcas, e mais duas jantes, e ainda os pneus. No meu caso pus o eixo atrás e já vou explicar porquê.
Bem, como as jantes eram maiores dos que o Skoda tinha, tive de por o eixo atrás para baixar o nariz do carro, por isso, como á frente tinha uma cremalheira de 25, tinha de pôr atrás de 24, ou 25. Experimentei as duas, primeiro a azul:



Experimentei-o, e... era muito lento, e para além disso, fazia muito barulho!


Então, experimentei (por gozo) Pôr a de 27 dentes. Logo ao princípio deparei-me com um problema muito importante: os rolamentos não cabiam no eixo, e a cremalheira é muito grande. Então tive de pôr os rolamentos de plástico do Tunning verde que não encaixavam bem no chassis. Consegui desenrascar, mas, quando o fechei, as rodas tocavam na carroçaria. :S




Como esta solução não deu, tive de pôr como o carro estava de série, mas com os eixos que dão para as jantes Pro.



No final, o carro ficou assim (até não ficou mal):


Escrito por JV

JJ Rally Team

Sem comentários: